Atuando como consultora de arte desde 1988, Mercedes Viegas, museóloga por formação, fundou sua galeria em 2000. Movida por sua sensibilidade intuitiva e um permanente olhar para o novo, Mercedes Viegas tem impulsionado uma geração de artistas de grande relevância.
A galeria representa quase vinte artistas, mantendo o foco nos artistas jovens e emergentes ao mesmo tempo em que os une a já renomados artistas contemporâneos nacionais e internacionais.
Atualmente, representa os artistas: Antonio Bokel, Camile Sproesser, Cela Luz, Duda Moraes, Cristina Lapo, Elvis Almeida, Frida Baranek, Goia Mujalli, Jaqueline Vojta, Julio Villani, Luiz d'Orey, Luiz Monken, Marcia Thompson, Maria Baigur, Patricia Gouvêa, Regina de Paula, Raphael Couto e Robert Kelly.
São organizadas anualmente oito exposições, seis individuais e duas coletivas. Em cada uma delas, um curador de arte é convidado a escrever um texto crítico e a realizar uma conversa ao final de cada exposição, como forma de trazer reflexões e provocar discussões a cerca de questões da arte contemporânea. A galeria vem participando também de feiras nacionais e internacionais como: ArtRio, sp-arte, Art15 London, Arco Madri, Pinta (Miami), Untitled (Miami), entre outras.
Nos vinte anos de trajetória da galeria é possível notar que 80% dos artistas emergentes representados, que começaram como novos talentos, têm se desenvolvido, ganhado força e se tornado conhecidos na cena contemporânea internacional.
Integram a coleção da galeria, obras de grandes nomes da arte contemporânea Brasileira, tais como: Anna Maria Maiolino, Antonio Dias, Cildo Meireles, Daniel Senise, Geraldo de Barros, Gisele Camargo, José Bechara, José Damasceno, Luiza Baldan, Matheus Rocha Pitta, entre outros.

Visitação: segunda a sexta de 11h às 19h - sábados, sob agendamento pelo telefone
rua João Borges 86 | gávea | rio de janeiro | 22451-100    tel: 55 21 2294 4305
galeria@mercedesviegas.com.br