ArtRio 2022 | Stand C6 | 14.09.22 > 18.09.2022



ArtRio 2022                                                               14 a 18 de setembro de 2022  

Para a edição 2022 da ArtRio, a Galeria Mercedes Viegas apresenta trabalhos recentes e inéditos de artistas representados, assim como uma seleção de seu acervo.

Esse ano contamos com novos artistas em nossa lista de representados. O carioca Franklin Cassaro é u escultor e performer, cujas esculturas infláveis participaram da cerimônia de abertura das Olímpiadas de 2016, coreografada por Deborah Colker. Na ArtRio 2022, ele expõe uma série inédita, além de trabalhos já conhecidos.

Já o baiano Almandrade é artista, poeta e teorista da arte. Na XIX Bienal de SP, ele exibiu uma exposição especial e paticipará da ArtRio 2022 com uma série de pinturas abstratas em cores vivas. Daniela Antonelli está de volta à galeria após quatro anos vivendo e trabalhando na Itália. A artista utiliza sementes, couro, ossos, penas para criar esculturas exóticas.

Artista de São Paulo, Elisa Stecca, pela primeira vez na galeria, iniciando parceria. Trabalha com esculturas e objetos.

Já a nossa seleção do acervo contará com pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e objetos datando dos anos 70 até 2022. A mostra inclui artistas brasileiros e estrangeiros. Entre os brasileiros vivendo por aqui, Regina de Paula, Luiz Monken, Antonio Bokel, Jaqueline Vojta, Raphael Couto, Maria Baigur e Gaya Rachel. Já entre aqueles que vivem e trabalham fora do Brasil, Cristina Lapo, que vive em Lisboa; Marcia Thompson e Goia Mujalli, de Londres; e Julio Villani e Duda Moraes, da França. Os artistas estrangeiros também representados são o italiano radicado em Paris, Adalberto Mecarelli; Clare Andrews, da Escócia; e Robert Kelly, de Nova Iorque.

Em homenagem à querida artista carioca, Marília Kranz, já falecida, alguns de seus trabalhos em poliuretano dos anos 70 também estarão na mostra.

Entre os tons vibrantes das pinturas em grandes formatos de Duda Moraes e os traços tênues dos desenhos abstratos da artista multimídia Anna Maria Maiolino, o estande de Mercedes Viegas oferece um olhar delicado sobre diversas tendências na arte contemporânea brasileira e internacional.


Obras