antonia ratto
Nascida em 1977 em São Paulo, Antonia Ratto vive e trabalha entre Rio de Janeiro e Paris. Formada em comunicação visual pela UniverCidade-RJ em 2007 e mestre em web design e novas mídias pela Academy of Art University de San Francisco-Califórnia em 2015, trabalhou como designer gráfico por mais de 10 anos. Também é roteirista e produtora do documentário “A Mochila do Mascate” (2005) sobre o cenógrafo e diretor de teatro Gianni Ratto, co-curadora da exposição “Gianni Ratto-100 Anos” (Sesc Consolação-SP, 2017) e co- organizadora do catálogo da mostra. Em 2013 iniciou os seus estudos em arte contemporânea no grupo “Arte e pensamento contemporâneo” coordenado pelo professor Frederico Carvalho da UFRJ, com uma dinâmica de aprendizagem prática e teórica. Desde 2022 dedica-se exclusivamente às artes visuais e acaba de concluir o Mestrado «Criação e pesquisa em arte contemporânea» na Universidade de Paris 1-Panthéon Sorbonne.
A artista investiga o ciclo de fertilidade das mulheres, incluindo a sexualidade, a gravidez, tratamentos contraceptivos e abortivos e o parto em suas diferentes formas. Pesquisa a história e as histórias que envolvem esses temas e as tradições que foram em grande parte apagadas, tendo sido uma das principais razões para o enorme genocídio feminino perpetrado pela caça às bruxas. Interessa-se pela figura da parteira tradicional brasileira enquanto “bruxa” que mantém vivos os conhecimentos empíricos ancestrais sobre o cuidado com o corpo feminino, tornados clandestinos pelo pensamento científico moderno. Trabalha pela propagação da memória desses saberes, transformados em procedimentos artísticos dentro do ateliê.
Em 2025, apresentou a exposição individual, “amniomancia”, na Galeria Mercedes Viegas. Sua primeira exposição individual, “amniomancia" teve sua primeira exibição em 2024, na galeria Espace_L, em Genebra, na Suíça.
obras
Exposições