luiza baldan | COMO OLHAR JUNTO | 30.07.25 > 23.08.25
exposição: 30/07/25 a 23/08/25
horários: de segunda a sexta: 12h - 19h; sábados: 15h30 - 19h30
texto crítico: Cristiana Tejo
A Galeria Mercedes Viegas inaugura, no dia 30 de julho, a exposição Como Olhar Junto, da artista visual Luiza Baldan.
Com texto assinado por Cristina Tejo, a mostra reúne onze fotografias, coloridas e em preto e branco, que investigam memórias, paisagens e relações comunitárias na Cova do Vapor, localizada na região portuguesa de Almada - onde se dá a junção do Rio Tejo com o Oceano Atlântico.
Entre encontros na biblioteca, histórias de vida e observações sensoriais, a artista busca resgatar afetos e narrativas de um território em constante mudança. Um dos exemplos dessa transformação, são as casas transportadas manualmente para fugir do avanço do mar.
Guiada pela observação compartilhada sobre pertencimento, identidade e resistência, ela reflete acerca da contínua reinvenção desta e de qualquer paisagem.
O trabalho de Luiza Baldan na Cova do Vapor cruza diversos momentos dos moradores e da autora, que vê no local semelhanças com Cabo Frio, no litoral do Rio, onde cresceu.
Para a artista, o mais importante nessa jornada foi a relação que construiu com moradores e moradoras da aldeia.
Como Olhar Junto é um projeto multidisciplinar, realizado nos últimos dois anos. Além da exposição, há um livro (Fotô Editorial, 168 páginas), uma peça de áudio e um filme. Mas é, acima de tudo, sobre a integração, ouvir a sabedoria dos idosos e eternizar essas memórias.